terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tapete de silicone.



Muito usado na confeitaria, o silpat ganhou espaço nas cozinhas do mundo, sendo utilizado nas mais variadas preparações culinárias.
Inventado pelo químico francês Guy Demarle, o silpat, que significa “silicone pâtisserie”, é uma lâmina flexível de silicone, reforçada com fibras de vidro, e pode ser levado tanto ao forno (suporta temperaturas de até 250ºC) como ao freezer. Ao contrário das tradicionais assadeiras, dispensa o uso de gordura, para untar a superfície, e/ou do papel-manteiga. É indicado para produtos caramelados e massas, mas atualmente é usado pela maioria dos chefs, não somente em confeitaria. A limpeza do silpat é muito simples, basta usar água e secar com um pano ou toalha de papel. Para prolongar sua vida útil, alguns cuidados são necessários, como não retirar as preparações usando objetos cortantes, porque é desnecessário, já que elas saem com muita facilidade. Também deve ser guardado aberto ou em forma de rolo e nunca dobrado, o que pode causar a quebra das fibras de vidro, deixando-o com menor eficiência.
Nas fotos acima, uma batata que é uma verdadeira delícia. É uma massa de batata feita quase que como um purê e depois enformada, recheada e gratinada. Essa foi recheada com Camembert cremoso e servida com um Filé ao molho de Roquefort em crosta de ervas e parmesão.
Recomendo o Silpat até mesmo para quem quiser trocar as frituras do dia a dia por preparações que vão ao forno, pois são mais saudáveis. E nele, você coloca tudo, mas tudo mesmo que não gruda por nada. Esse é 10.
Hasta luego.