domingo, 9 de maio de 2010

A importância da "Mise-en-Place" na cozinha.



Mise-en-Place da cozinha.
A mise-en-place é um termo francês que significa "colocar no lugar".
Entende-se por mise-en-place todo o serviço de pré-preparação, do qual resulta um melhor rendimento de trabalho na cozinha.
Quando nos referimos a uma organização de cozinha, precisamos ter dispostos todos os utensílios, ingredientes, alimentos e instrumentos necessários para que possamos elaborar as receitas da maneira mais funcional possível. Lembro que antes de me tornar profissional de cozinha, não só desconhecia, como não imaginava o tanto que uma "mise-en-place bem feita é capaz de tornar suas tarefas bem menos trabalhosas na hora do "rush". Hoje, faço em alguns minutos receitas que antes demorava horas, e tudo por causa da preciosa "mise-en-place". Sugiro aos amigos do Blog testarem um dia, antes de prepagar alguma receita, deixar tudo, mas tudo mesmo bem preparado antes de começá-la. Vocês verão a diferença. Me contem depois.
As fotos acima são da "mise-en-place" que fiz para um festival de Pizza realizado em Pitangui, em Março de 2010.
Abraço a todos,
Sérgio Viégas.

2 comentários:

  1. Sergio:

    O mise-en-place é super importante mesmo! organização é tudo na cozinha e buscar este aprimoramento no pre-preparo é algo fundamental. As fotos é da sua cozinha? abraços do abrahao

    ResponderExcluir
  2. Olá Abrahão, tudo bem?
    Então, essas fotos são da minha cozinha em Pitangui. São de uma mise-en-place que fiz para um festival de Pizza com os amigos.
    Abraço,
    Sérgio Viégas.

    ResponderExcluir