quarta-feira, 24 de junho de 2009

Arroz, umas das minhas paixões.








E não é que ele está presente em grande parte das nossas refeições...pois é, desde pequeno, quando ainda o devorava apenas com bife e batata frita, já considerava um ingrediente indispensável no meu dia a dia. Mas, o tempo passou e fui conhecendo outros tipos e formas de fazer este grão. Quando entrei no Senac, lembro de um trabalho que fizemos sobre ele, e a partir daí, comecei a me interessar mais e tenho conseguido grandes descobertas diárias. Para quem não sabe, existem mais de uma dezena de tipos de arroz, alguns exemplos são: o branco normal, o integral, o basmati, o carnaroli, o tailandês, o jasmím, o negro, o selvagem, o de sushi, o bomba, o arbório e por aí vai....vejam a descrição de alguns desses:
Integral - Uma película preserva seus nutrientes. Tem o sabor rústico. No cozimento, ele pede mais água que o arroz branco.
Arbóreo - Italiano, é arredondado, grosso e branco. Ideal para risotos. Tem o cozimento mais rápido que os outros italianos.
Japonês - Seus grãos são menores e a quantidade de amido é alta.
Basmati - Arroz indiano de grãos longos e com sabor delicado, que lembra ervas e especiarias. Seu preparo leva só água e sal.
Bomba - Arroz espanhol de grão curto, rico em amido, usado nas paellas. Também é bom para preparar risoto ou arroz doce.
Branco - O agulhinha é o arroz do dia-a-dia. O tipo 1 vem com mais grãos inteiros, e o tipo 2 é o mais barato, que não tem padrão.
Carnaroli - Também italiano, deixa o risoto mais al dente. Seus grãos são um pouco mais compridos que os outros tipos italianos.
Jasmim - De grão longo, esse arroz é típico tailandês. Perfumado e gostoso como o basmati. Fica melhor quando feito no vapor.
Vialone Nano - Italiano que tem mais amido que seus compatriotas. Assim como o tipo roma, vai bem em risotos e minestrones.
Preto - Versão brasileira do arroz que teve origem na China. O gosto evoca pinhão e castanha. Vai bem em paella, risoto, salada...
Selvagem - Apesar de levar nome de arroz, é uma erva. Tem sabor amendoado e vai bem em saladas ou com arroz basmati.
Aqui na Espanha, tive a experiência com o Carnaroli, o Bomba, o integral, o Branco, o Selvagem e o Basmati.
Sou apaixonado por risoto, então, o Carnaroli me ajudou a fazer inúmeras experiências risoteiras por aqui, estão todas anotadas e fotografadas, é claro. O basmati foi uma grande descoberta, fizemos algumas preparações Indianas e os aromas conseguidos com este arroz são excelentes. O Bomba, é super usado para a confecção das Paellas aqui, e ele é caro, chegando a custar até 8 euros o kg. Fizemos algumas receitas com o selvagem, o branco e muitas com o integral, diga-se de passagem, porque estamos fazendo uma dieta brava, hehe.
Mas é isso, essas fotos no Blog são de arrozes que tirei em uma loja gastronômica na Itália, em Veneza, só para ilustrar alguma coisa do que estou falando. Espero ter dado alguma contribuição aos senhores leitores e também que façam experiências com alguns do que citei. Estarei aguardando uma futura visita de vocês contando sobre as aventuras com eles.
Até mais!

Um comentário: