terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tapete de silicone.



Muito usado na confeitaria, o silpat ganhou espaço nas cozinhas do mundo, sendo utilizado nas mais variadas preparações culinárias.
Inventado pelo químico francês Guy Demarle, o silpat, que significa “silicone pâtisserie”, é uma lâmina flexível de silicone, reforçada com fibras de vidro, e pode ser levado tanto ao forno (suporta temperaturas de até 250ºC) como ao freezer. Ao contrário das tradicionais assadeiras, dispensa o uso de gordura, para untar a superfície, e/ou do papel-manteiga. É indicado para produtos caramelados e massas, mas atualmente é usado pela maioria dos chefs, não somente em confeitaria. A limpeza do silpat é muito simples, basta usar água e secar com um pano ou toalha de papel. Para prolongar sua vida útil, alguns cuidados são necessários, como não retirar as preparações usando objetos cortantes, porque é desnecessário, já que elas saem com muita facilidade. Também deve ser guardado aberto ou em forma de rolo e nunca dobrado, o que pode causar a quebra das fibras de vidro, deixando-o com menor eficiência.
Nas fotos acima, uma batata que é uma verdadeira delícia. É uma massa de batata feita quase que como um purê e depois enformada, recheada e gratinada. Essa foi recheada com Camembert cremoso e servida com um Filé ao molho de Roquefort em crosta de ervas e parmesão.
Recomendo o Silpat até mesmo para quem quiser trocar as frituras do dia a dia por preparações que vão ao forno, pois são mais saudáveis. E nele, você coloca tudo, mas tudo mesmo que não gruda por nada. Esse é 10.
Hasta luego.


2 comentários:

  1. Olá Sergio, descobri seu blog através de uma pesquisa que estou fazendo sobre a culinária espanhola. Essa pesquisa tem a finalidade de descobrir o que seria um "tipo de farinha", muito usado por amigos espanhois, que meu marido conheceu em uma viagem à Argelia. Ele na verdade nunca soube me explicar muito bem o que seria, só dizia que nunca tinha experimentado algo tão gostoso, que tinha seu emprego em vários acompanhamentos, caldos, sopas, guisados... enfim. Hoje, acho que consegui saber do que se trata, é um tipo de farinha da Ilha das Canárias " Gofio ", muito usado por eles como complemento de comidas salgadas ou doces. Bom, depois de ler seu blog e saber da maravilhosa viagem que voce fez, uso esse espaço para saber de voce se conheceste a tão falada farinha. Se voce conheceu, o que achou? Voce saberia me dizer como adquiri-la aqui no Brasil. Desculpe por tantas perguntas, mas me agradaria muito fazer algum prato com essa farinha para ele novamente. Aproveito a oportunidade e te convido para conhecer meu cantinho, que ainda é novo mas está sendo cuidado com muito carinho e atenção aos que me visitam, deixo aqui meu email e endereço do blog, se voce puder me ajudar ficarei imensamente grata. Parabéns pelo blog!

    Sds/Rachel
    email: azevedo_rachel@hotmail.com
    blog: http://nabiroskinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Sérgio. Estava justamente caçando mais informações sobre o silpat, muito útil. Quando eu encontrar o meu e postar no blog, linko para o seu post!
    bjs

    Carol Jardim
    --
    www.raizdegengibre.com

    ResponderExcluir