quarta-feira, 24 de junho de 2009

Freixenet, vale uma visita.

















Boa dica para quem estiver passando por Barcelona e quiser conhecer uma fábrica de cavas, indico uma visita à Freixenet.
Fomos fazer essa visita ano passado, em Outubro e foi bem bacana.
Para isto, tem que fazer um agendamento pelo site e você escolhe o dia e a hora, depois eles entram em contato por telefone confirmando sua reserva. Paga-se uma taxa de 8 Euros pelo tour.
O passeio é o seguinte: você chega lá, entra com um grupo que agendou no seu horário, (máximo 10 pessoas) e começa assistindo um filme de 20 minutos sobre a história da Freixenet. Bacana conhecer a história e métodos de fabricação e entender sobre a diferenciação de cava, champagne, frisante, espumante etc...depois, faz um passeio pelas dependências subtarrâneas onde ficam os incontáveis barris de cavas, sempre com um guia te acompanhando e descrevendo passo a passo todo aquele processo. Caminhando pelo labirinto subterrâneo, entramos em um carrinho (tipo um trenzinho) e vamos conhecendo toda a área de engarrafamento e produção final com milhares de garrafas empilhadas todas certinhas formando esse caminho que percorremos.
Por fim, passamos por uma degustação e logo entramos na loja deles, onde podemos comprar de tudo, desde baldes de gelo personalizados às diversas garrafas com edições limitadas e exclusivas.
Esqueci de dizer que a Freixenet fica a menos de 1 hora de Barcelona, isso de trem, que pode ser pego na estação do Arco do Triunfo. Super fácil. Até a próxima.
Site Freixenet: http://www.freixenet.es/web/esp/index.htm


4 comentários:

  1. então aproveita e ensina pra gente a diferença de cava, champagne, espumante, frisante, etc.!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem:
    ESPUMANTE – Nome genérico dos vinhos que possuem gás carbônico, ou seja, aqueles que fazem espuma quando abertos.

    CHAMPANHE – O nome é uma appellation d’origine contrôlée. Só os espumantes produzidos nesta região do nordeste francês podem ostentá-lo. O uso da palavra é vigiado com rigor. A Yves Saint-Laurent teve que trocar o nome do perfume Champagne para Yvresse; assim como a comuna de Champagne, localizada na Suíça, foi impedida de usar o próprio nome em seus vinhos. Pode ser branco ou rosé, usa uvas pinot noir, pinot meunier ou chardonnay e é o mais nobre dos espumantes. Champanhe, a bebida, é um substantivo masculino (inclusive em francês). A região de Champagne é palavra feminina.

    PROSECCO – Assim é chamado apenas o espumante leve, delicado e branco feito na região do Vêneto, na Itália. É sempre elaborado com uvas do tipo prosecco e normalmente pelo método charmat (menos nobre que o tradicional champenoise).

    CAVA – Nome oficial dos espumantes espanhóis, quase sempre provenientes de Catalunha, Rioja ou Aragão. Pode ser feito com uvas macabeo, parellada, ou xarello.

    FRISANTE – Não tem nada a ver com região, mas com quantidade de gás carbônico. O vinho frisante é menos gaseificado que o espumante. Tem entre uma e duas atmosferas de pressão, enquanto os espumantes têm de quatro a seis.

    ASTI – Espumante feito na província de mesmo nome, que fica na região do Piemonte, no norte da Itália.

    SEKT – Nome dos vinhos espumantes produzidos na Alemanha.
    Tá bom: hehehe...bjs!

    ResponderExcluir
  3. aprendeu direitinho na aula da freixenet hein amor!?

    ResponderExcluir