terça-feira, 16 de junho de 2009

Quem sou.....


Bem, na verdade, estou me descobrindo até hoje.
Mas, como o que interessa aqui é a culinária, faço a seguir uma breve descrição de como entrei nesse mundo mágico e encantador.
Tive uma infância um pouco complicada no quesito alimentação. Não por não ter o que comer, mas por ter resistido muito às infinitas variedades de alimentos disponíveis. Fui aquela criança criada à base de arroz, feijão, batata e ovo frito, (rs), acreditem se quiser.
Mas como tudo passa, tudo muda, eu também mudei.
Quando pequeno, gostava de me arriscar na cozinha. Dei meus primeiros passos fazendo o que mais gostava de comer, (bife e batata). Sempre falava que quando crescesse, meu sonho era ter um restaurante. Mas era um sonho distante. No Brasil, parece que de uns tempos para cá, a culinária tem sido vista de outra forma. Com a criação de bons cursos e com um "glamour" criado em torno do assunto, a sociedade tem dado mais atenção e aos poucos acho que nossa profissão será mais valorizada, (como é em grande parte do mundo). Mas o caminho é muito longo.
Os anos se passaram, minha família adquiriu um Hotel Fazenda, e vi que meu "sonho" poderia se tornar realidade. Tive uma mudança radical nos planos profissionais, que até então eram de ser Advogado e seguir os passos do meu pai. Ganhei o apoio importante de algumas pessoas e principalmente o da minha noiva, Manu. (não posso esquecer de minha sogra), que também me deu algumas dicas.
Comecei a me profissionalizar fazendo o Curso de Cozinheiro no Senac - BH, que é um curso de 7 meses, todos os dias em tempo integral, onde aborda as técnicas culinárias, com prática no restaurante comercial e uma grande parte teórica que vai desde segurança alimentar às noções de nutrição. Esse curso do Senac foi sem dúvida o grande passo para começar a entender um pouco do assunto e indico a todos que querem se profissionalizar a procurá-lo.
Nesse meio tempo, surgiu uma grande oportunidade de fazer outro curso de culinária fora do Brasil, aqui em Barcelona, Espanha. (A Espanha é considerada atualmente a "meca" da culinária mundial). Não pensei duas vezes. Terminei o curso do Senac e um mês depois estava respirando ares Catalães. E que choque! Um choque bom, de descobertas infinitas, de vivenciar uma culinária Mediterrânea onde a variedade de ingredientes e a qualidade deles é de encantar qualquer um. O curso em Barcelona tem duração de 8 meses, com um estágio de um mês após o término das aulas no restaurante da minha escola, a "Hofmann". Um super restaurante que conta com uma estrela Michelan. (prêmio dados aos melhores restaurantes do mundo).
Então, estou escrevendo esse texto quase no fim do meu curso aqui em Barcelona, falta apenas um mês para o fim do curso e pretendo voltar ao Brasil, e por enquanto assumir a cozinha do Hotel Fazenda. Levando grande conhecimento adquirido aqui e podendo colocar em prática muitas novidades para nós mineiros.
É uma tarefa difícil nos descrever, mas acho que fiz um resumo do que nos interessa aqui, que é essa culinária, pela qual me apaixono mais a cada dia.
Espero poder colocar novidades, trocar idéias e receber muitos comentários de todos que por aqui aparecerem.
Sejam todos Bem-vindos.
Sérgio Viégas.

6 comentários:

  1. quem diria que o menino mais enjoado do mundo pra comer iria se tornar esse chef tão talentoso! volta logo pra gente dividir o fogão em muitas festinhas e ocasiões especiais!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog Serjao, sucesso para vc!!!
    Gui Pequeno.

    ResponderExcluir
  3. Volto logo sim....to chegando...e obrigado Gui...abraço amigo!

    ResponderExcluir
  4. De Puta Madre Tio !!!

    Passei pela Hofmann e pela Escuela Bellart na Calle Aribau....mas nada como a Hofmann.

    Meu Chef na época era o Faustino e de Pasteleria o Erik.

    Saudaçoes

    ResponderExcluir
  5. Só hoje descobri seu blog menino!!! Estou muito feliz em saber das novidades e tb o quanto evoluiu.. Parabéns!! Me mantenha sempre informada das novidades!! Beijos!!!
    Marcella Faleiro (marcella@faleiro.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Marcela...que surpresa boa...temos que reunir nossa turma pra colocarmos os papos em dia....Te manterei informada sim....obrigado e bjo...

    ResponderExcluir