domingo, 28 de junho de 2009

"Redução"





Uma palavra que está na boca do povo agora é a famosa "redução". É redução pra lá e pra cá, redução disso ou daquilo. Então, vocês sabem ao pé da letra o que significa "reduzir" na culinária? Bem, o termo significa " diminuir pela fervura ou quantidade de líquido". Mas, como assim? É o seguinte: quando você quer que seu molho tenha uma textura cremosa e sabor reforçado, você faz essa "redução", para que assim, obtenha uma maior quantidade de sabores e aromas possíveis no preparado, pois o líquido evapora e com isso ganha corpo e retém o que interessa daqueles ingredientes ali colocados. Hoje em dia, você já encontra nas prateleiras de alguns supermercados algumas reduções prontas em embalagens apropriadas para sua decoração nos pratos. As mais comuns são as de aceto balsâmico, ou de aceto com algum outro sabor acrescido: como framboesa, trufas e mel. As variedades são infinitas. No Brasil, o preço dessas reduções prontas é bem puxado, mas aqui na Espanha pode-se comprar uma embalagem de 300ml por 2 euros cada. O bom mesmo é aprender e fazer em casa. Não é difícil. Quando fizer uma bacana eu posto a receita aqui.
Abraço!

6 comentários:

  1. O melhor é essa trilha Barry White, huahuahuahua! Isso é um blog de comida ou um sex shop? Toda hora que entro aqui só rola Love's Theme.

    ResponderExcluir
  2. Ué meu amigo...pode-se dizer que aqui tem de tudo um pouco, viu...o importante é termos ilustres presenças como a sua por aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sérgio,

    Pode me dizer o que quais são os ingredientes descritos nas embalagens de redução já prontas?
    Na Espanha costuma-se chamar de cremas as reduções?
    Obrigada,
    Cristiana

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristiana.
    Na Espanha, as reduções são chamadas de "Glasé".
    Os ingredientes descritos na embalagem de uma redução básica são: mosto de uva concentrado, vinagre balsâmico de modena, amido modificado e antioxidante.
    Os ingredientes descritos são de uma redução básica de aceto, podendo variar dependendo do sabor desejado.

    ResponderExcluir