quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pedacinho da Itália em BCN.








Bem. Hoje tive que sair da minha dieta por uma boa causa. rs. Fomos convidados a jantar na casa de um amigo nosso italiano que mora aqui em Barcelona, o Roberto. Meu post é para tentar ilustrar a recepção e impressão que tivemos desse autêntico pedacinho italiano que conhecemos hoje. O Roberto mora sozinho em um loft super bem decorado por ele mesmo. O ambiente é bem aconchegante e acolhedor. Chegamos e fomos logo conhecer sua casa. Enquanto ele cortava alguns pães, eu e Manu ficamos observando sua coleção de livros e cds que são de perder de vista e também alguns objetos decorativos e quadros nos chamou a atenção. Mas breve assentamos na mesa e começamos a comer umas abobrinhas salteadas no óleo de girassol e finalizadas com vinagre, alho, sal e hortelã repicados. Na mesa tinham alguns tipos de morcila picante, feitas na casa dos pais dele na Itália e uma ricota cremosa deliciosa, além dos pães e do meu famoso tomate confitado que levei para ele. (Ele adora o tomate, hehe) Enquanto comíamos e conversávamos, Roberto levantou e foi esquentar a água para o cozimento da massa. Massa essa que era um orecchiette (orelhinha). A massa foi cozida bem ao dente e jogada em uma panela com um refogado de alho (que depois de ganhar cor é retirado da panela), anchovas (que dissolvem), Brócolis pré-cozido, azeite, sal e pimenta. Coloca-se também um queijo Pecorino picante para uma última remexida antes de servir. Estava super gostosa a massa, (bem ao dente) as anchovas deram toque especial e o queijo um sabor diferenciado. Prato aprovado. A sobremesa foi um picolé Magnum de caramelo. Delícia. Ouvimos algumas músicas Cubanas, Italianas e Brasileiras durante la Cena. Saímos de lá satisfeitos, principalmente pela grande recepção e oportunidade de conhecer de perto um pouco dessa cultura gastronômica Italiana, que é uma das mais importantes do mundo. Obs. O Roberto não é cozinheiro profissional e mesmo assim, tive mais uma prova de como a culinária pulsa no sangue das pessoas aqui. Grande abraço!

2 comentários:

  1. adoro esse salame que tem esse pozinho branco em cima! super difícil de encontrar por aqui. tudo parece muito gostoso!

    ResponderExcluir
  2. Dri, esse salame com o pozinho branco chama-se Fuet e é super típico aqui da Espanha. Vou postar sobre ele aqui. Bjs.

    ResponderExcluir