sábado, 18 de julho de 2009

Couscous.



Quando cheguei em Barcelona, não conhecia tão bem essa delícia que é o Couscous. Aqui, ele é super consumido e tem um preço bem mais acessível que no Brasil. Com isso, pude fazer várias preparações e testar combinações diversas. O Couscous é um prato originário do Maghreb, região do norte da África. Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho, de milho ou mandioca. A preparação é simples, basta hidratar com água morna e finalizar na panela com um pouco de manteiga, sal e os ingredientes que quiser agregar à sua receita. Tem também a "Cuscuzeira", que é uma panela própria para a cocção do Couscous a vapor. O segundo método de cocção citado é o tradicional, mas ainda não o fiz assim. Essa delícia combina com uma infinidade de ingredientes, mas com carnes cozidas e legumes fica sensacional. Coloquei essas fotos de dois dos pratos que fiz: um Couscos de legumes com peito de frango ao molho vermelho e um Couscous com um Entrecote e molho de cogumelos e tomates confitados ao vinho. Ficaram uma delícia. Vale ressaltar que se a hidratação do Couscous não for perfeita, ou ele ficará duro ou vira uma pasta. Mas nas caixas vêm as medidas corretas de água e acho que vocês não terão problemas em fazer em casa. Me contem aqui um pouco de suas experiências com o Couscous. Esse, eu aprovo. Abraço!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O velho e bom hamburguer!


Os hamburgueres deixaram de ser aquele "mata fome" de fim de noite. Em certa época, essa delícia era consumida apenas nos trailers de sanduiche pela moçada que voltava da balada. O tempo passou e apareceram Mac Donalds, Bobs, Burguer King e vários outros "fast foods" do ramo. Por fim, surgiu uma nova modalidade de casas especializadas nessa delícia. Com um conceito diferente e afim de atrair um público mais exigente, novos restaurantes têm se destacado pela qualidade e proposta apresentada em suas cartas. Lugares como o América Burger, Joakins, Matriz Hamburgueria e Rockets em São Paulo e outras espalhadas pelo Brasil e mundo, vieram mesmo para ficar. Basta passar na porta de um desses lugares e constatar as filas e o grande movimento em suas dependências. Podemos dizer que o "velho hamburguer" ganhou nova roupagem e que mais do que nunca está na moda. Hoje, é feito com vários tipos de carnes nobres como alcatra, picanha, contra filé, filé mignon e na maioria das vezes com um pouco de banha de porco, para que ganhem um sabor diferenciado. As carnes são trituradas ou até mesmo picadas bem pequenas e logo ganham o formato desejado, que com seus vários acompanhamentos nos deixam com água na boca só de pensar. Aqui em Barcelona, em algumas casas de carne, ele é vendido recheado com cogumelos, tomates, ervas, queijos e uma infinidade de ingredientes. Bem legal. E eu, como grande apreciador dessa guloseima, tenho feito algumas experiências em casa, nada profissional, mas que têm me trazido bons resultados. Esses dias fiz um hamburguer com uma carne moída que tinha aqui no congelador. Juntei a carne, uns cogumelos, alho e cebola em brunoise, salsinha fresca repicada, sal e pimenta do reino. Mesclei tudo e coloquei em um aro redondo para o formato ficar perfeito. Por cima, coloquei duas fatias de queijo Gouda e logo levei ao forno sobre um tapete de silicone para assar. Para acompanhar, fiz uma batata dessas compradas pré-fritas. Coloquei no forno sobre o tapete de silicone em alta temperatura e quase na hora de servir polvilhei um queijo ralado por cima. Pode-se fazer os hamburgueres na chapa, combinando-a com o forno para a finalização ou somente no forno. Escolhi o segundo, por querer um prato mais saudável, sem adição de qualquer tipo de gordura extra, pois a carne já possui. Bem, o resultado é esse da foto. Eu e Manu adoramos. Faça em casa também e depois venha aqui compartilhar suas idéias comigo. Grande abraço!

sábado, 4 de julho de 2009

Fuet.





Um produto típico aqui da região da Catalunha, Espanha, é o Fuet. Uma espécie de (salaminho), o Fuet é um embutido feito com carne de javali catalão, o porc singlac. Tem como base em seus componentes a tripa de porco, sal, açucar, especiarias, conservantes e antioxidantes. É ideal para acompanhar um bom queijo, pães e um vinho tinto. O Fuet pode ser encontrado nos supermercados, charcuteries e custa em média 2 euros uma peça, que tem aproximadamente 30 centímetros. Este está aprovado! Abraço!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Gofre.




Chegando aqui em Barcelona em Outubro de 2008, reparei que em quase toda esquina tinha uma espécie de sorveteria em que eram vendidas umas bolas de sorvete em cima de uma massa. São as Gofrerias. E como gosto pouco de sorvete, rs, logo fui experimentar o bendito negócio chamado Gofre. (Diga-se Waffle, também) Que é uma massa que tem como base farinha e ovos. A massa se cozinha entre duas chapas quentes (chapas com uns quadradinhos fundos)Quando cozida, pode ser recheada com cremes gelados, leite condensado, chocolate derretido, sorvetes variados, granulados, nutella e por aí vai.... depois os recheios são colocados por cima. Essa massa fica crocante e é comida quente, dando o contraste com os recheios frios. Os Gofres são deliciosos, mas na verdade, comemos poucas vezes vezes aqui nesses dez meses, porque são como uma bomba atômica calórica. A sujeira que se faz para comer é inevitável, pois o sorvete e cremes vão derretendo por cima da massa e o pratinho de apoio não é suficiente para conter o derretido. Se passarem pela Espanha, não deixem de provar essa delícia. Abraço.

San Pellegrino, Chino.



Ontem experimentamos uma nova bebida na casa do Roberto. É o Chino, que é um refrigerante originário da Itália. No Brasil a bebida é encontrada em latas de 350 ml da marca. E pelo mundo é produzida pelas marcas San Pelegrino, Coca-Cola e Nestlé. Existem pequenos produtores italianos dessa bebida, que tem sabor mais seco que a maioria dos refrigerantes, destinada ao consumo local. O fruto chinotto é similar a uma laranja e adicionado as especiarias produz efeitos digestivos ao consumidor. Pesquisei e vi que existe a versão brasileira desta bebida, que é refrescante, sendo um produto natural que segue a receita original italiana, composto de extratos vegetais aromáticos: camomila, genziana, aspérula, chiretta, assenzio romano, canela e claro, o chinotto. É uma bebida pasteurizada sem adição de conservantes, ideal para acompanhar bebidas destiladas como a vodka, whisky, rum e gim. Gostei da bebida pura e quero experimentar com rum ou vodka depois. Abraço!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pedacinho da Itália em BCN.








Bem. Hoje tive que sair da minha dieta por uma boa causa. rs. Fomos convidados a jantar na casa de um amigo nosso italiano que mora aqui em Barcelona, o Roberto. Meu post é para tentar ilustrar a recepção e impressão que tivemos desse autêntico pedacinho italiano que conhecemos hoje. O Roberto mora sozinho em um loft super bem decorado por ele mesmo. O ambiente é bem aconchegante e acolhedor. Chegamos e fomos logo conhecer sua casa. Enquanto ele cortava alguns pães, eu e Manu ficamos observando sua coleção de livros e cds que são de perder de vista e também alguns objetos decorativos e quadros nos chamou a atenção. Mas breve assentamos na mesa e começamos a comer umas abobrinhas salteadas no óleo de girassol e finalizadas com vinagre, alho, sal e hortelã repicados. Na mesa tinham alguns tipos de morcila picante, feitas na casa dos pais dele na Itália e uma ricota cremosa deliciosa, além dos pães e do meu famoso tomate confitado que levei para ele. (Ele adora o tomate, hehe) Enquanto comíamos e conversávamos, Roberto levantou e foi esquentar a água para o cozimento da massa. Massa essa que era um orecchiette (orelhinha). A massa foi cozida bem ao dente e jogada em uma panela com um refogado de alho (que depois de ganhar cor é retirado da panela), anchovas (que dissolvem), Brócolis pré-cozido, azeite, sal e pimenta. Coloca-se também um queijo Pecorino picante para uma última remexida antes de servir. Estava super gostosa a massa, (bem ao dente) as anchovas deram toque especial e o queijo um sabor diferenciado. Prato aprovado. A sobremesa foi um picolé Magnum de caramelo. Delícia. Ouvimos algumas músicas Cubanas, Italianas e Brasileiras durante la Cena. Saímos de lá satisfeitos, principalmente pela grande recepção e oportunidade de conhecer de perto um pouco dessa cultura gastronômica Italiana, que é uma das mais importantes do mundo. Obs. O Roberto não é cozinheiro profissional e mesmo assim, tive mais uma prova de como a culinária pulsa no sangue das pessoas aqui. Grande abraço!

Boa notícia sobre a Piadina.

Depois de frequentar bastante o restaurante "Santa Piadina" no último mês, diga-se de passagem pelo custo benefício, praticidade, rapidez e qualidade dos alimentos ali encontrados, ficamos amigos da dona do lugar. E a boa notícia é que ganharei uma aula para aprender a fazer a massa da Piadina, que segundo ela, é de uma receita da avó italiana de um amigo dela. Em troca, terei que ensiná-la a fazer os meus deliciosos (rs) tomates confitados, que encaixarão perfeitamente em seu menu. Quem acompanha o Blog, deve ter visto o post sobre as Piadinas e quem não acompanha pode olhar o post específico que fala o que é a Piadina. Bem, é claro que tirarei fotos e contarei detalhes dessa aventura gastronômica em breve. Hasta luego!