domingo, 27 de dezembro de 2009

Salada de camarão, aspargos, arroz crocante, folhas e redução de aceto.


Manu fez esta saladinha de etrada no niver de seu pai e completei essa delícia com uma redução feita na hora com aceto balsâmico. (a dica é para os que não sabem e compram as reduções prontas caríssimas nos supermercados). Para fazer uma redução de aceto, basta fervê-lo em panela no fogo alto e mexer até que a textura fique caramelizada. Se quiser adicionar sabor, basta acrescentar a essência desejada que você terá sua redução personalizada e super saborosa.

Vejam como fica bonito na foto acima. Abraço a todos.

Mãos à obra.

Cappelletti de brie e damasco com creme de açafrão.

Big Raviolli de purê de abobora e queijo de cabra com manteiga noissete de sálvia.

Raviolli de camembert e pinhole com molho de espinafre.







Tenho aperfeiçoado na produção de massas caseiras, principalmente as recheadas (Raviolli, Cappelletti, etc). Fazer uma massa, principalmente caseira (com maquinário pequeno; espaço reduzido e sem a ajuda de alguns equipamentos profissionais) pode ser uma tarefa um tanto trabalhosa. Agora, nada se compara ao sabor de uma massa fresca, preparada horas antes de ser devorada. Então, venho aqui para mostrar-lhes três dessas delícias que preparei esses dias. São elas: Raviolli de camembert e pinhole com creme de espinafre; Big Raviolli de purê de abobora e queijo de cabra na manteiga noissete de sálvia e um Cappelletti de brie e damasco com creme de açafrão. As três massas foram aprovadas por mim e pelos que comeram, hehe....epero que gostem também. Um abraço a todos.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Espumas.


Me rendi à modernidade das espumas e adquiri um Sifão Gourmet. Estou em fase de experiência e assim que as novidades forem surgindo posto aqui. Para começar, vai uma foto da primeira "arte" by Sérgio. hehe...Uma espuma quente de batata gratinada e gotas de azeite trufado. O resultado foi bem interessante. Leve e saboroso. Até breve com novidades sobre o assunto e um abraço a todos.

A horta cresceu.









Há 5 meses plantei algumas ervas, legumes e frutas na minha horta em Pitangui e coloquei algumas fotos das mudas aqui. Hoje, estamos consumindo alface, pimentão, couve, salsinha, cebolinha, salvia, manjericão, coentro, tomilho, alecrim, hortelã, pepino, abóbora, quiabo, tomate cereja, cebola, maracujá, limão, lichia, pitanga, laranja....entre outras coisas....todas da nossa horta orgânica. É uma satisfação ver o que foi plantado dando frutos e sendo consumido por nossos hóspedes. Vejam as fotos e saboreem com os olhos. Abraço a todos.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Raviolão do Claude.


Pessoal, ganhei um livro do Chef Claude Troigros com as melhores receitas dele. Fiz um Big Raviolli recheado com um creme de batata baroa e uma manteiga noisette trufada que é uma coisa. Delicioso! Na minha adaptação da receita, acrescentei as trufas na manteiga e fiz um Filé Mignon ao molho Roti para incrementar o prato. Quem quiser a receita pode deixar o pedido aqui que envio. Por enquanto, apreciem a foto, hehe...Abraço a todos.

Julie e Julia.

Que delícia de filme. Acabo de sair do cinema e recomendo aos blogueiros amantes da gastronomia assistirem ao filme Julie & Julia. Saí de lá com vontade de fazer uns 300 posts aqui e de cozinhar sem parar. hehe...."só espero que Julia não ache ruim de eu ter feito essa referência sobre ela aqui" , haha...abraço a todos.

Piadina.

Amigos, quanto tempo!!! Lembram que morei ao lado de uma "lanchonete" especializada em Piadinas em Barcelona? Então, já são 5 meses no Brasil sem comer esta delícia, pois BH não tem. Então, vou tentar executar algumas receitas a fim de aperfeiçoar a massa e logo volto aqui para contar-lhes o resultado. Dando certo, prometo elaborar várias opções e colocar tudo aqui. Abraço a todos!